Como configurar um estúdio de gravação em casa para iniciantes

Para ajudá-lo a montar seu espaço perfeito, compilamos uma lista das 13 coisas que você precisa para construir um estúdio de gravação em casa.

Gravar locução em nível profissional no conforto da sua casa é mais possível agora do que nunca. Nos últimos anos, a acessibilidade cada vez maior dos equipamentos de estúdio de gravação em casa mudou completamente a forma como os locutores trabalham. Com o equipamento certo, você pode rapidamente gravar áudios profissionais em casa.

Mas se você é um novato, a grande questão é… por onde começar?

Para alguns, mobiliar seu estúdio de quarto ou espaço de gravação em casa é um processo interminável de aquisição e substituição de equipamentos. Para outros, trata-se de garantir o futuro, investindo em ferramentas, móveis e equipamentos necessários para fazer sua arte a longo prazo. Independentemente do gênero ou orçamento, todos os profissioais da voz devem saber como construir seu espaço para ser o mais eficaz possível.

Nós entendemos – criar o home studio perfeito pode parecer uma tarefa assustadora. Com tantas opções de móveis e equipamentos, fica difícil saber por onde começar (e também por onde terminar!). Respire fundo. Nós estamos aqui para ajudar.

É divertido olhar para estúdios caseiros perfeitos e bonitos no Instagram , mas não pense que seu estúdio de gravação caseiro precisa se parecer com o estúdio de gravação caseiro do seu produtor favorito. Na realidade, você só precisa de algumas coisas essenciais para começar. Você sempre pode adicionar mais ao longo do tempo.

Para descobrir como montar seu home estúdio perfeito, você deve:

  • Avalar o equipamento que você já possui e usa mais no dia a dia.
  • Faça duas listas: itens que você ainda não possui, mas deseja, e itens que deseja substituir
  • Determine quais investimentos são mais importantes para seu próximo estágio de crescimento e desenvolvimento como locutor

Por último, anote o tamanho e o layout da sala que você deseja transformar em um estúdio. Isso pode ajudar a informar quais itens você decide comprar. Se você usa muitos equipamentos externos e tem espaço, um carrinho de rack pode ser importante. Se a acústica do seu quarto for instável (ângulos estranhos, superfícies reflexivas como ladrilhos), você pode optar por abrir mão dos monitores em favor de ótimos fones de ouvido. Não existe um jeito certo – depende do seu quarto. E do seu budget (de quanto dinheiro tem para isso).

Para ajudá-lo a montar seu espaço perfeito, compilamos uma lista das 13 coisas que você precisa para construir um estúdio de gravação em casa.

Existem 11 itens essenciais e alguns itens de bônus que são ótimos para adicionar se você tiver necessidade ou orçamento:

  1. Computador
  2. Internet rápida
  3. Mesa
  4. Interface de áudio
  5. Monitores de estúdio
  6. Suportes de monitor
  7. Fones de ouvido
  8. Microfone
  9. Cadeira
  10. Cabos
  11. tratamento acústico
  12. teclado MIDI
  13. caixa de rack

1. Computador (Mac ou PC)

Seu computador é o coração do seu estúdio de gravação doméstico. Não podemos enfatizar o suficiente: quando você está começando, não há problema em usar o laptop ou desktop que você já possui. É provável que já seja poderoso o suficiente para executar a maioria dos softwares e plug-ins comerciais de áudio.

Para aqueles que desejam intensificar e comprar um computador separado para fins de gravar locução, pode ser um processo de compra drasticamente diferente do que você normalmente está acostumado.

A escolha de um Mac ou PC depende de suas necessidades, conforto do sistema operacional e restrições orçamentárias. Os Macs têm sido a escolha certa para áudio e outros aplicativos criativos há muito tempo, mas hoje em dia, os PCs de mesa e laptop podem ser máquinas de estúdio fantásticas, desde que você procure as especificações certas.

Em seguida, você precisa decidir sobre um computador desktop ou laptop. Optar por um desktop pode economizar dinheiro se você mesmo construir a máquina. Mas se a mobilidade é importante… compre um laptop para que você possa gravar onde quer que vá.

As coisas mais importantes a considerar ao escolher um bom computador de estúdio são sua CPU, RAM, armazenamento, E/S (entradas e saídas) e volume do ventilador. CPU, RAM e armazenamento desempenham um papel em quantas faixas de áudio, bibliotecas de amostras, plug-ins e muito mais você pode executar em uma sessão ao mesmo tempo.

Quando se trata de I/O, cabe a você decidir quantos/quais tipos de portas você acha que precisará. E o volume do ventilador soa como uma questão importante, pois pode adicionar ruído indesejado às gravações se estiver zumbindo o tempo todo.

Em 2022, a melhor máquina de produção musical macOS para iniciantes é o mais recente MacBook Pro de 13 polegadas equipado com M1 . O chip M1 incrivelmente rápido recebe suporte nativo de mais desenvolvedores de áudio todos os dias, incluindo a Avid, que recentemente adicionou seu software Pro Tools padrão da indústria. Possui compatibilidade com versões anteriores do software de música macOS anterior, para que você não precise esperar para começar a se beneficiar do poderoso processador. (Para uma experiência econômica, mas comparável, o M1 Mac Mini oferece desempenho semelhante ao custo da portabilidade.)

Em 2022, a melhor máquina de produção musical do Windows para iniciantes é… é complicada. Ao contrário dos Macs, você pode construir seu próprio PC, o que significa que é possível montar um equipamento que atenda exatamente às suas necessidades por um preço menor. Recomendamos ficar de olho nos anúncios de produtos de fabricantes como Dell, Microsoft e Asus, que podem reduzir os preços de produtos que seriam excelentes computadores de estúdio.

2. Internet rápida

Ter uma internet com boa velocidade é essencial para o trabalho de qualquer pessoa que tenha que baixar ou enviar áudios e vídeos. Pesquisa a melhor da sua cidade e invista nisso, você não vai se arrepender.

3. Mesa

Ter a mesa certa é um aspecto frequentemente negligenciado na construção de um home studio. Se você está começando na produção, qualquer que seja a mesa em que você coloque seu laptop funcionará bem. Mas conforme você lentamente começa a adquirir novos equipamentos – alto-falantes, controladores MIDI, unidades modulares – você pode perceber que sua mesa é muito pequena para caber em seu equipamento ou talvez não seja resistente o suficiente para suportar seus novos alto-falantes.

Muitas escrivaninhas de estúdio têm recursos especiais que você não encontrará em uma escrivaninha doméstica “normal”. Isso pode incluir soluções de gerenciamento de cabos, orifícios para rotear e ocultar fios, uma bandeja de teclado MIDI, espaço para equipamentos de rack ou uma segunda prateleira para alto-falantes. Mesmo que você ainda não tenha pré-amplificadores externos ou unidades de processamento, vale a pena considerar uma mesa que pode crescer junto com sua carreira.

4. Monitores de estúdio

Os monitores de estúdio são muito diferentes dos alto-falantes comuns. Eles podem parecer iguais, mas a maioria dos alto-falantes domésticos é construída para ouvir música, não para trabalhar com música.

Muitos alto-falantes de consumo são ajustados para aumentar ou minimizar certas bandas de frequência para fornecer graves e médios mais completos. Isso ocorre porque as pessoas geralmente percebem que a música com frequências mais baixas é mais agradável. (Sério, um cientista da NASA explicou isso em 2016!) Mas isso pode encobrir falhas em uma mistura.

Os monitores de estúdio, por outro lado, são construídos para oferecer uma reprodução de som mais fiel. Cada alto-falante tem suas próprias características sonoras, mas, no geral, os monitores de estúdio são mais precisos e não possuem aprimoramentos integrados. Eles podem ser ajustados – alguns monitores de estúdio permitem que você ajuste as faixas de frequência baixa, média e alta, enquanto outros vêm com um microfone de medição para calibrar os monitores em sua sala.

Por exemplo, os monitores Frontier da Output possuem muitos recursos técnicos para recriar um áudio limpo e plano. Eles apresentam um design coaxial que alinha os drivers de baixa e alta frequência para um som mais preciso. Há também uma porta bass reflex frontal que serve como um mecanismo de resfriamento para a unidade e como uma forma de reduzir o acúmulo indevido de graves atrás do alto-falante, caso ele seja colocado perto de uma parede.

Ao trabalhar com voz, o ideal é usar monitores de estúdio, em um ambiente acusticamente tratado, para obter um som que se traduza bem em todos os dispositivos de audição.

Como em qualquer outro item desta lista, os monitores de estúdio ideais para você diferem com base no orçamento, tamanho da sala e outros fatores.

 

5. Suportes de monitor

Os monitores de estúdio são mais eficazes quando estão apontados ao nível do ouvido e perpendiculares ao chão ou abaixo do nível do ouvido e voltados para cima em direção à sua cabeça. Independentemente da abordagem adotada, convém investir em um par de suportes de monitor de chão ou de mesa.

Bons suportes de monitor absorvem vibrações desnecessárias de seus alto-falantes, o que pode obscurecer a forma como você percebe o que está acontecendo no áudio.

Os suportes também oferecem flexibilidade para configurar seus alto-falantes mais longe das paredes, o que melhora a clareza de seus graves.

Os suportes podem ser baixos e colocados em sua mesa ou mais altos para ficarem no chão. Eles também vêm em uma variedade de materiais. A robustez é fundamental, assim como as almofadas de absorção de som.

6. Interface de áudio

Uma interface de áudio é o principal dispositivo de hardware que permite que seu equipamento se comunique com seu computador. Você conecta o equipamento na interface e a interface no computador. Ele substitui efetivamente a placa de som integrada do seu computador. Embora esta seja a função básica de uma interface de áudio, muitas possuem outros recursos. Dependendo do modelo, as interfaces de áudio também podem atuar como pré-amplificadores de microfone ou fone de ouvido, unidades DI , conversores digitais, etc.

Existe uma gama incrível de interfaces de áudio no mercado. Alguns são pequenos o suficiente para caber no bolso da frente de uma mochila e são alimentados por USB; outros são grandes o suficiente para serem montados em rack e requerem fontes de alimentação externas.

Interfaces de áudio de nível profissional e interfaces de hobby podem ter recursos muito diferentes e, portanto, preços muito diferentes. No entanto, a crescente categoria de interfaces “prosumidor” oferece cada vez mais I/O, melhores pré-amplificadores e mais em um fator de forma all-in-one. Caro nem sempre significa melhor. Existem muitas interfaces de áudio econômicas por aí que são ótimas para home studios.

7. Microfone

Os microfones de estúdio vêm em todas as formas e tamanhos. Alguns se destacam em várias situações, tornando-os microfones práticos para toda obra.

Outros são projetados especificamente para determinados timbres de voz.

As três grandes categorias de microfone que você precisa conhecer são: dinâmico, condensador e usb.

Os microfones dinâmicos têm uma construção robusta e podem ser usados ​​tanto no estúdio quanto em apresentações ao vivo. Os microfones condensadores geralmente se destacam na gravação de voz e requerem 48 volts de alimentação fantasma (fornecida pelo pré-amplificador) para operar.

Os microfones usb são muito práticos e dão excelente resultado. Gosto muito dos microfones da Apogee e Shure. Em testes feitos às cegas, muitos engenheiros de áudio não souberam dizer qual voz foi gravada em um Apogee Hype Mic, que custa R$4.000,00 ou em um Neumann TLM103, de R$15.000,00.

 

8. Fones de ouvido

Assim como os monitores de estúdio, os fones de ouvido de estúdio são projetados para oferecer precisão em detrimento da facilidade de audição . Isso significa que as curvas de agudos e graves normalmente aplicadas aos fones de ouvido do dia-a-dia são reduzidas em favor de uma resposta de frequência plana .

As duas principais categorias de fones de ouvido que você precisa conhecer são fechadas e abertas . Existem também fones de ouvido intra-auriculares e intra-auriculares.

Os fones de ouvido fechados são selados na parte de trás, o que significa que o som é mais isolado e não sai dos fones de ouvido. Isso torna os fones de ouvido fechados uma ótima opção para gravação, pois é menos provável que o som dos fones de ouvido vaze para o microfone.

Fones de ouvido abertos permitem que o ar flua. Isso significa que mais som escapará, mas com o benefício de uma experiência de audição com som mais natural. Os fones de ouvido abertos são uma escolha fantástica para mixagem e masterização.

Um par de fones de ouvido destinados a ser usado para gravação pode custar apenas US $ 20, mas espere pagar mais se quiser usar seus fones de ouvido para mixar. (É por isso que os fones de ouvido abertos também tendem a ser mais caros.)

Uma das melhores opções fechadas para gravação e mixagem são os fones de ouvido ATH-M50x da Audio-Technica , que são elogiados e amados por profissionais de áudio. O AKG K240 é uma opção semi-aberta popular e relativamente barata.

 

9. Cadeira

Uma grande parte da produção musical envolve sentar em uma cadeira por horas a fio. Esteja você terminando um disco, fazendo novas batidas ou apenas sentado lá testando diferentes bumbos, uma ótima cadeira de estúdio é um excelente investimento para qualquer produtor que procura tornar seu espaço uma zona criativa mais confortável.

Como qualquer pessoa que já passou algum tempo emuma boa cadeira pode atestar: com o tempo, você pode sentir a diferença entre cadeiras econômicas e cadeiras caras em seus ombros, pescoço e região lombar. Você pode optar por algo com apoio de cabeça se tiver longas sessões de mixagem no futuro.

 

10. Tratamento acústico

Os alto-falantes existem no mundo real e, no mundo real, as salas têm som – o que significa que, se você ouvir uma música nos monitores do estúdio, não importa a precisão com que a música está sendo reproduzida, você também está ouvindo o som do sala e suas reverberações.

Para reduzir essas reverberações, você pode usar diferentes ferramentas de tratamento acústico, como painéis de espuma ou até mesmo pés de borracha embaixo dos alto-falantes. Mesmo a configuração mais rudimentar do quarto pode se beneficiar de algum tratamento acústico. O tratamento de absorção de som melhora a qualidade do som que você experimenta, reduzindo os reflexos que se combinam com o sinal dos alto-falantes.

O tratamento acústico também é importante ao gravar vocais. Depois de entrar no estágio de mixagem e começar a compactar e adicionar outros efeitos, você pode descobrir que o ruído da sala não tratada pode tornar uma ótima tomada de gravação inutilizável. Frustrante!

Além dos pacotes de quadrados de espuma que você pode encontrar amplamente disponíveis on-line em sites como Amazon, Sam Ash ou Sweetwater, também existem outros fornecedores e opções de bricolagem para painéis de absorção de fator de forma grandes e maiores.

 

11. Cabos

As sessões de gravação em casa são feitas com base em pura inspiração – e também em cabos. Você precisa de cabos para tudo: cabos de alto-falante (TRS) para conectar seus monitores, cabos de alimentação para ligar esses alto-falantes, cabos de instrumentos (TS) para gravar guitarra, cabos XLR para microfones… a lista continua.

Há muita discussão sobre quanto gastar em cabos. Existem opções de orçamento em marketplaces como Amazon e, por outro lado, opções de empresas como Mogami. Quando se trata de qualidade de áudio, os cabos fazem muito menos diferença do que, digamos, os alto-falantes. Na verdade, o SoundGuys fez um teste cego para ver se as pessoas podiam dizer a diferença entre o áudio executado por um cabo premium e um simples… e muito poucos escolheram o cabo premium.

Essencialmente, para quase todas as pessoas que estão começando, especialmente quando o desgaste não é uma preocupação, os cabos básicos são bons.

 

12. Teclado MIDI – para quem faz música também

Os teclados MIDI não são necessariamente críticos para a configuração de gravação doméstica, mas é bom tê-los por perto, independentemente do gênero ou estilo de música escolhido. Mesmo que você não seja um beatmaker ou planeje tocar instrumentos de software, ter acesso a controles de hardware para controlar seu transporte e manipular sua DAW pode ser fundamental para estabelecer seu fluxo de trabalho de produção.

Os teclados MIDI variam de controladores leves e compactos a teclados mais pesados ​​com teclas de piano de tamanho normal, faders e outros recursos. Dependendo do fabricante, alguns teclados também vêm com mapeamentos pré-fabricados para determinados DAWs como Ableton Live ou Logic Pro.

13. Estojo de rack

Se tiver muitos equipamentos, especialmente se for músico,, precisa manter sua cadeia de sinal organizada com um estojo de rack. Existem no mercado racks de mesa e de chão, com diferentes tamanhos e peculiaridades (por exemplo: rodízios, ângulo ajustável, qualidade de construção pesada).

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Beijos

Malu Pontes

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Este post tem 2 comentários

    1. Malu Pontes

      Obrigada Leandro!

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