Muitos atribuem à animação da Disney o início das dublagens, mas esse tipo de técnica de áudio na verdade começou em 1900, quando Reginald Fessenden relatou sobre o tempo.
Desde então, o trabalho de locução dominou a indústria cinematográfica, sendo óbvia a necessidade de dubladores na indústria do entretenimento. Mas o trabalho de voz também se tornou uma técnica cada vez mais popular para publicidade e marketing em uma infinidade de outros setores, oferecendo aos criadores de conteúdo e profissionais de marketing uma forma de transmitir sua mensagem aos consumidores sem depender apenas de recursos visuais.
Uma grande parte daqueles que trabalham na indústria de locução o fazem como freelancers, oferecendo suas habilidades e conhecimentos para contratação por projeto ou por hora. Os benefícios de contratar freelancers profissionais são claros, à medida que as empresas começam a experimentar novos tipos de publicidade e mídia e a explorar as oportunidades únicas oferecidas pelos meios de áudio.
10 estatísticas que provam que a demanda por locução está aumentando
Quer a necessidade seja criar audiolivros, comerciais de TV, anúncios de rádio, videogames e tudo mais, a necessidade de dubladores está crescendo. As 10 estatísticas abaixo irão provar isso.
1. Vídeos animados representam 33% da publicidade empresarial
De acordo com um relatório de 2022 da Wyzowl, até 86% das empresas usam o vídeo como ferramenta de marketing. Outros 33% dessas empresas utilizam vídeos animados.
Se você tiver orçamento para criar um personagem animado de marca, como o lagarto Geico, terá mais chances de ressoar com seu público nos próximos anos. O mascote Geico mantém as pessoas informadas sobre seguros de automóveis, mas na era digital isso não se limita mais a comerciais de TV ou anúncios de rádio. Esses personagens animados dinâmicos podem ir além da TV e do rádio para representar a empresa com vídeos no Instagram, TikTok, sites de marcas e assim por diante.
Agora pense na sua infância por um minuto. Existe algum personagem ou voz em particular que você consegue lembrar, mesmo agora? Tony, o tigre da fama dos flocos congelados? Uma vez que os cereais são muitas vezes destinados às crianças, as personagens da marca que os representam têm de ser maiores do que a vida para serem verdadeiramente memoráveis, e essas memórias perduram até à idade adulta.
2. Prevê-se que as receitas do rádio tenham um aumento de 6% a 8%
Com todo o nosso streaming de alta tecnologia, os benefícios do rádio podem passar despercebidos. De acordo com Mark Gray, CEO do Katz Media Group, a cada trimestre o rádio tem crescido desde o início da pandemia no início de 2020. Quando questionado sobre o crescimento dos lucros do rádio, Gray projetou que o rádio poderia obter receitas de US$ 300 milhões somente nos Estados Unidos.
Além das previsões de Gray, a MAGNA prevê que os gastos com publicidade no rádio aumentarão 6%, e o economista-chefe Mark Fratrik acredita que a receita publicitária AM/FM terá um crescimento de 8%. Em tempo real, a receita publicitária de rádio já aumentou 4,7% em comparação com o ano anterior no Brasil.
3. Existem cerca de 31 bilhões de dispositivos com voz em residências em todo o mundo
É comum que uma pessoa tenha mais de um dispositivo digital inteligente. Em 2022, havia até 10 dispositivos por domicílio!
Então, o que isso significa para você?
As empresas têm a vantagem de utilizar diversas formas de conectar a marca e seus clientes.
Essa abordagem permite que você divulgue a mensagem consistente de sua marca/voz para seus clientes por meio de múltiplas plataformas e em todos os seus dispositivos.
4. Audiolivros atingirão US$ 19,4 bilhões em 2027
E o mundo dos audiolivros? A demanda por audiolivros aumentou dramaticamente desde que o iPod surgiu.
De acordo com um relatório recente do Statista, as vendas de audiolivros nos EUA foram de US$ 1,3 bilhão em 2020 e 138 milhões de audiolivros foram emprestados de escolas e bibliotecas em todo o mundo entre 2017 e 2021. A indústria está tão aquecida que alguns dubladores se especializam exclusivamente em audiolivros.
Com uma projeção de US$ 19,39 bilhões em receita de audiolivros, há espaço para muitos locutores. Afinal, até quem não gosta de ler pode ter a facilidade de ouvir livros em sua voz.
5. O crescimento dos assistentes de voz atingirá US$ 3,42 bilhões em 2023
A tecnologia está cada vez mais deixando sua marca no mundo da voz. Assistentes em voz, como Siri da Apple, Alexa da Amazon e outros, são a norma para fazer comandos sem contato. Como tal, os profissionais de marketing estão cada vez mais recorrendo a estas narrações digitais como forma de apresentar os seus produtos ou serviços num tom mais humanístico.
Até 2026, a indústria deverá atingir US$ 10 bilhões. Embora as pessoas possam esperar que uma voz de assistente digital pareça robótica, há espaço para talentos de voz humana neste setor. As pessoas nem sempre querem interagir com uma voz sintética. À medida que os assistentes SMART avançam, o uso de vozes humanas por meio de talentos vocais ajudará as pessoas a se sentirem à vontade.
Em outras palavras, os profissionais de marketing deveriam prestar atenção à necessidade de locuções digitais agora, e não mais tarde. É mais do que uma tendência – eles são uma parte essencial de qualquer plano de negócios futuro.
6. Espera-se que a publicidade em áudio aumente 6,4% em 2023
Nos Estados Unidos, 90% das pessoas ouvem rádio diariamente, enquanto mais de um terço consome podcasts. É um grande público sintonizado com conteúdo de áudio e isso significa muitas oportunidades para anúncios de áudio.
Na verdade, os anúncios de áudio tiveram um aumento enorme em 2021, com a tendência definida para continuar até 2023. Os Estados Unidos viram um aumento de 25% até 2021, graças em grande parte ao áudio digital e aos podcasts.
À medida que mais pessoas recorrem a podcasts e plataformas de música digital, a porta para as empresas exibirem suas campanhas publicitárias de áudio aos ouvintes está aberta. Dado que 81% dos ouvintes agem com base em anúncios de áudio durante um podcast, é apenas mais uma oportunidade de divulgar a mensagem da sua marca.
7. Os podcasts terão 424,2 milhões de ouvintes em 2023
De acordo com a Insider Intelligence, a indústria de podcast atingirá US$ 94,88 bilhões até 2028.
O podcasting demorou um pouco para ganhar força, mas sua popularidade disparou nos últimos anos. Agora existem mais de 1,75 milhão de podcasts ativos em mais de 100 idiomas.
Este meio continuou a avançar em conteúdo e qualidade, e há necessidade de publicidade em áudio correspondente. Além de jovens, os ouvintes também são educados e ricos. O público de um podcast tem 45% mais probabilidade de ter uma renda superior à média.
Aproximadamente 82,4% dos ouvintes de podcast sintonizam mais de sete horas de conteúdo por semana. Isso é impressionante por si só, mas considere que existem 28,2 milhões de ouvintes de podcast no Spotify e mais 28 milhões usando a Apple. Isso representa muito potencial inexplorado e receitas dispensáveis esperando para ouvir os anúncios de áudio na sua voz.
Além da publicidade durante um podcast, faz sentido que algumas empresas criem conteúdo original para divulgar suas mensagens. Por que não pegar um pedaço da torta do podcast? Há uma série de vozes prontas para emprestar suas vozes a você neste mercado em crescimento.
8. 75% dos trabalhadores remotos ouvem rádio enquanto trabalham
Os trabalhadores remotos sintonizam rádio pelo menos uma vez por semana e, segundo Neilsen, cerca de 40% deles ouvem todos os dias. Essa é uma porcentagem inacreditavelmente alta de ouvintes dedicados a uma plataforma de mídia.
Após a pandemia global, muitas empresas descobriram que a produtividade permaneceu a mesma ou aumentou com o trabalho remoto, por isso planeiam mantê-la assim. Algumas empresas comprometeram-se a adotar o trabalho remoto ou, pelo menos, opções de trabalho híbrido até 2023 e além, o que significa que uma infinidade de oportunidades para alcançar milhões de pessoas com anúncios de rádio aguardam o profissional de marketing experiente que está pronto para adotar o áudio como uma parte crucial da publicidade.
9. Vídeos explicativos podem aumentar a receita em 80%
Combinar conteúdo valioso com imagens torna os vídeos explicativos uma escolha óbvia para a maioria dos modelos de negócios. É o tipo mais comum de vídeo em geral e atua como um método de educar os clientes sobre um produto, serviço ou empresa. Vídeos explicativos combinam criatividade com autenticidade de marca para estabelecer confiabilidade e autoridade em seu setor.
Em vez de ter um conjunto seco de manuais de instrução em um site, esses vídeos combinam gráficos e uma voz informativa para explicar tópicos complexos. Como resultado, os espectadores saem lembrando de pelo menos 65% da mensagem desses vídeos.
Por outro lado, esses mesmos clientes retêm apenas 10% das informações dos anúncios de texto. A melhor maneira de esses vídeos serem envolventes é garantir que a voz da sua marca e da sua empresa brilhem. O que é melhor para fazer isso do que com uma voz de marca forte e um bom locutor ou locutora?
10. Espera-se que o crescimento do emprego de locutores aumente até 15%
Você já ouviu uma faixa de áudio e pensou que a voz não correspondia ao conteúdo? Ou você já ouviu a mesma voz em anúncios consecutivos de produtos completamente diferentes?
Talvez o anunciante tenha escolhido o locutor errado ou talvez não tenha opções suficientes. De qualquer forma, o anúncio provavelmente não atingiu o público-alvo. Este é o mesmo problema enfrentado ao usar IA ou vozes sintéticas – como essas vozes são criadas com base em vozes humanas e se baseiam nos mesmos conjuntos de dados, muitas vezes soam bastante semelhantes e são limitadas em sua diversidade. Mais variedade e mais talento é a solução.
42% das pequenas empresas nos EUA e 33% das empresas Fortune 500 já estão recorrendo a mercados freelancer para terceirizar seu trabalho, incluindo locução. Em 2021, o Voices registou um aumento de 245% nas inscrições de talentos, o que significa que a oferta está a aumentar para satisfazer a procura cada vez maior. Isso significa mais talentos para escolher e uma oportunidade de encontrar uma voz que seja autêntica para sua marca.
Na verdade, o mesmo estudo da Voices.com revelou que 31% das marcas estão contratando freelancers, como locutores, em 2023, pelo menos uma vez por semana!
Isso representa um aumento de 13% em relação a 2021, o que significa que o crescimento do emprego de locutores e locutoras continua a aumentar.
Por que o crescimento da locução é importante
Os dados não mentem. O conteúdo baseado em áudio está crescendo exponencialmente e agora é o momento perfeito para investir neste estilo dinâmico de marketing e produção.
É hora de se conectar e se especializar em locução de uma forma que pareça — e soe — autêntica, por meio do uso da voz, única e personalizada para atender clientes em todas as esferas.
Este post tem 3 comentários
Gostaria de fazer dublagem o que eu devo fazer ? Qual e o primeiro passo?
Venha estudar com a gente, faça sua matrícula no http://www.academiadolocutor.com.br. Aprendendo as técnicas de locução você pode entrar para o mercado de trabalho da voz!
Te esperamos; abraços, Malu
Seria estudar assuntos relacionados à área, como locução e dublagem. 🙂